CÓDIGO SINGU

CÓDIGO SIGAA

NOME DA DISCIPLINA

CRÉDITOS

ELE30022

DAE01196

Metodologia Científica

2

EMENTA

A ciência e do método científico. Conceito e tipos de pesquisa: pesquisa Métodos quantitativos e qualitativos. A observação assistemática, sistemática e experimental. Hipóteses: conceituação, tipos e qualidades. Variáveis: em relação ao mesmo e a outros fenômenos, tipos e relações entre elas. Experimentação, indução, análise e síntese, leis e teoria. Procedimentos de uma investigação. A escolha do assunto. Formulação do problema. Estudos exploratórios. Coleta, análise e interpretação de dados. Estruturação de um projeto de pesquisa. A organização e a redação. Apresentação de pesquisas e trabalhos científicos.

BIBLIOGRAFIA

GOLDENBERG, MIRIAN. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais.Rio de Janeiro: Record, 1997

HÜHNE, IEDA MIRANDA (ORG.) Metodologia Científica: caderno de textos e técnicas. 3ª edição. Rio de janeiro: Agir, 1989.

KERLINGER, FRED. Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais: um tratamento conceitual. Trad. De Helena Mendes Rotundo., São Paulo: E.P.U., 1980

KNELLER, G. F. A Ciência como atividade humana. Trad. de Antonio José de Souza. Rio de janeiro: Zahar Editores, São Paulo: E.P.U., 1980, p. 98-121.

KÖCHE, JOSÉ CARLOS. Metodologia Fundamentos da científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 14ª edição, Petrópolis: Vozes, 1997.

PÁDUA, ELISABETE MATALLO MARCHESINI. Metodologia da Pesquisa: abordagem teórica- prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.